sábado, 5 de novembro de 2011

Foz do Iguaçu




Com aproximadamente 200 mil habitantes, Foz do Iguaçu está localizada no extremo Oeste do Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina .

A mata subtropical é predominantemente na região do Parque Nacional do Iguaçu e Floresta Tropical de várzea, nas margens dos rios Paraná e Iguaçu.
 
CATARATAS DO IGUAÇU
 "A região, onde hoje estão  localizadas as Cataratas do Iguaçu, era    conhecida como "Vale das Borboletas", e este vale fazia parte de uma região muito mais vasta e considerada sagrada , "M'Baê-Verá-Guaçu", que em guarani significa "Quanto brilho!"(alerta aos historiadores para a fortíssima conotação com a lenda do El Dorado, que tanto atraiu os colonizadores espanhóis para a América do Sul.)  

  As Cataratas, em forma de uma gigantesca ferradura de 2.700 metros , entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu, na Argentina, são hoje uma das paisagens mais adimiradas e difundidas em todo o mundo. Mas continuam um espanto. Os turistas - sejam eles sisudos alemães de boné e bermuda, colegiais ou casais em lua-de-mel - costumam levar o primeiro susto ainda dentro do ônibus, ao perceber que a sequência de saltos é muito maior do que imaginavam pelos cartões -postais. A ex-primeira-dama norte-americana Eleanor Roosevelt, por exemplo resumiu sua surpresa com uma comparação demolidora: "Poor (Pobre) Niagara", disse, referindo-se ás cataratas na divisa de seu país com o Canadá. Com até 275 saltos - o número varia conforme a vazão do rio -, as cataratas do Iguaçu não cabem numa única foto nem podem ser desvendadas numa única manhã. Há quilometros de passarelas dos dois lados do rio e passeios de helicóptero e barco que oferecem ângulos muito especiais aos visitantes, num pacote que leva pelo menos dois dias para ser cumprido á risca. Mas não é tudo. Razão número um pela passagem de milhares de turistas pela região a cada ano, as cataratas também dividem o tempo dos turistas com um variado leque de atrações espalhadas pelos 3 países que fazem fronteira no encontro dos rios : Brasil, Argentina e Paraguai.
 
MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS - PR
Na confluência dos Rios Iguaçu e Paraná, estão as fronteiras de três países, uma das características geográficas mais raras do mundo.

Para reiterar este fato natural, foram erguidas três pilastras de pedra, cada uma com as cores de seu País, formando um triângulo equilátero que pode ser visto de qualquer um dos lados. Esta lindo lugar homenageia a fraternidade entre as nações. O Marco das Tres Fronteiras está a 6 km do centro de Foz do Iguaçu e tem fácil acesso de automóvel ou ônibus.

Foz do Iguaçu, localizado às margens das Cataratas do Iguaçu, tornou-se um centro turístico com atrativo internacional. Abriga um parque nacional muito concorrido e que faz divisa com outro semelhante, do lado argentino. Seu aeroporto está capacitado para receber aviões de grande porte e sua rede hoteleira é uma das mais eficientes do país. Mas é também um movimentadíssimo centro de compras através de sua ligação rodoviária com Ciudad del Este, principal cidade comercial de outro país vizinho, o Paraguai.
Em Ciudad del Este, no Departamento (Estado) de Alto Paraná, separada de Foz pelo Rio Paraná, o visitante encontrará o maior centro comercial latino- americano. Mais de dez mil lojas de eletroeletrônicos, roupas, bebidas e brinquedos - importados dos principais pólos produtores da Ásia, Europa e América do Norte. Ciudad del Este tem cerca de 140 mil habitantes, é o segundo município do Paraguai. Também ao lado de Foz, Puerto Iguazú (Província de Misiones, Argentina), oferece uma variedade de produtos comestíveis, pedras preciosas e semipreciosas, roupas, agasalhos, lãs, couros e as novidades comercializadas em Buenos Aires. Transformada definitivamente em área turística, Puerto Iguazú tem vantagens a oferecer aos visitantes: o governo reduziu impostos para todos os tipos de produtos, numa faixa de 15% e 45,5%.
Itaipu Binacional: A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia começou a ser construída em 1975 e entrou em operação em 1984. A barragem, de 196m de altura e 8 Km de extensão; o vertedouro (que mantém o nível das águas do lago), de 390m de largura com vazão de 62.200 metros cúbicos por segundo e a neblina formada pela queda da água de 120m de altura dão idéia do gigantismo da obra.

Parque Nacional e trilhas ecológicas: Criado em 1939, tombado em 1986 como patrimônio da humanidade, e constitui hoje um dos últimos redutos de proteção dos recursos naturais do oeste paranaense. Abriga antigas trilhas como a as Lagoa (1 Km), Bananeira (3 Km) e Poço Preto (10 Km), que proporcionam contato direto com a fauna e a flora da região.
Ponte da AmizadeEsta ponte liga Foz do Iguaçu à cidade Presidente Stroessner, no Paraguai, a 326 km de sua capital, Assunção. Não é exigida documentação para atravessá-la.
Ponte da Integração Tancredo NevesTem 489 metros de comprimento e um vão de 220 metros, uma das mais longas do mundo. Liga o Brasil à Argentina e foi inaugurada em 1989.
ECOMUSEU

Inaugurado em 16 de outubro de 1987, numa área construída de 1200 m² é uma obra voltada especificamente para a ecologia da região. Seu objetivo é assegurar a pesquisa, preservação, conservação, interpretação e dinamização do conjunto de elementos naturais e culturais da região. Em seu interior, estão expostos objetos oriundos das escavações da  hidrelétrica que contam um pouco da história regional.
Espécies de peixes e animais existentes na área do reservatório, também  estão em exposição. 
O Ecomuseu possui um arboreto de 525 m² para a os principais espécimes vegetais, cujo habitat está na área de influência do reservatório de Itaipu. Oferece laboratórios de estudos e pesquisas sobre o meio ambiente, atendimento às escolas, oficinas de criação e conservação, biblioteca especializada, exposições volantes e, participação e apoio aos eventos regionais de cunho cultural.

Reportagem: Luma Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário