quinta-feira, 3 de novembro de 2011

New York

Não deixe de ver...
 Central Park:
Espécie de jardim encravado no coração de Manhattan, o lugar é cenário para os programas mais variados - de um prosaico cooper matinal no verão à patinação no gelo durante o inverno. Exatamente em seu lado oeste, fica o Strawberry Fields, homenagem da cidade ao beatle John Lennon, assassinado do outro lado da rua, em frente ao edifício Dakota, onde morava.
Chinatown :
Não chega a ser tão grande como sua congênere de São Francisco. Mesmo assim o lugar preserva, em suas fachadas, negócios e restaurantes, boa parte da atmosfera das primeiras décadas do século, quando os emigrantes chineses se instalaram em Manhattan. Um cenário em que as pessoas se sentem como que participando de um filme.
 Empire State Bulding:Mesmo já tendo sido deixado para trás (ou melhor, para baixo) por outros arranha-céus da cidade, como as torres do World Trade Center, o edifício de 102 andares ainda é uma parada obrigatória para os turistas vindos de todas as partes. Mais de 85 milhões de visitantes já estiveram em seu topo, desde a inauguração em 1931.
Estátua da Liberdade:
Em 1886, o povo da França presentiou os Estados Unidos com uma escultura em cobre de 93 metros de altura chamada "A Liberdade Iluminando o Mundo", que ficou famosa como a Estátua da Liberdade.
A Obra foi inspirada em outros colossos da humanidade: no de Rhodes,claro,e no imponente quadro de Delacroix, "A Liberdade Guiando o Povo".
No pedestal,um poema anunciava a pretensão de Lady Liberty: "Venham a mim as massas exaustas,pobres e confusas ansiando por respirar liberdade .Venham a mim os desabrigados,os que estão sob a tempestade. Eu os guio com minha tocha". E o que deveria ser um ícone franco-americano acabou se transformando no símbolo de uma nação. Na mão direita,a estátua carrega uma tocha "com a qual ilumina e abre o caminho dos homens",era esta a imagem que os imigrantes viam quando chegavam a baía de Nova York e que continua encantando hoje as pessoas que por ela passam.
Passeios de helicóptero:A empresa Island Helicopter (tel. 564-9290) faz vôos panorâmicos sobre a ilha de Manhattan, um programa literalmente celestial, com diferentes trajetos e durações. O mais simples dura cerca de doze minutos, custa 70 dólares e, como os demais, parte da 34th St com East River.
South Street Seaport:Imagine uma combinação de shopping center com um museu naval. Pois o lugar deve a essa curiosa química boa parte de sua interessante atmosfera. Lojas, barzinhos e restaurantes charmosos fazem contraponto a navios históricos, bem no lugar onde, no século passado, batia o coração do porto de Nova York. A exemplo de alguns locais europeus, como Trafalgar Square em Londres ou o Centre Georges Pompidou em Paris, malucos de todos os matizes fazem curiosas performances pelos amplos decks. Ótima pedida para se passar uma tarde de sol.
St Patrick's Cathedral:Essa bela construção neogótica abriga a maior catedral católica dos Estados Unidos. Além de muito bonito, o lugar funciona como uma escala obrigatória em qualquer passeio pela Quinta Avenida, bem no meio da qual está situada.Não deixe de andar entre as ruas 45 a 57.
EXPERIMENTE:
  • Os chesecakes.
  • Um Hot Dog de rua,com todos os recheios a que você tiver direito (peça with works).
  • Um brunch completo no Domingo.
  • Um passeio pela Soho e por suas belíssimas galerias de arte.
  • A sensação de uma autêntica missa Gospel no Harlem.
  • Pelo menos um show na Brodway
  • A vista panorâmica do Empire State.

Museus
 Museum of Modern Art:O MoMA abriga a maior coleção de arte moderna do mundo. Tem no seu acervo alguns dos mais famosos quadros impressionistas e modernos. Fundado em 1929, possui hoje cerca de 100 mil obras, entre elas A Noite Estrelada, de Vincent Van Gogh, e A Persistência da Memória, de Salvador Dali.
 Metropolitan Museum of Art:
Fundado em 1870 para fazer frente aos museus europeus, o Metropolitan, ou simplesmente Met, abriga obras de todo o mundo, da pré-história aos dias de hoje. O museu tem uma das maiores coleções de arte egípcia fora do Cairo. Não deixe de ver alguns marcos da arte moderna americana, como a tela Two Lights, de Edward Hopper.
 Frick Collection:Quem curtiu o filme A Época da Inocência certamente amará esse museu, que expõe a vasta coleção de arte de Henry Clay Frick (1849-1919), magnata da nascente indústria siderúgica americana. As obras são belíssimas e o lugar, um dos mais charmosos de toda a cidade.
 Ellis Island:
Essa ilha funcionou como centro de recepção para os 17 milhões de imigrantes que desembarcaram no porto de Manhattan entre 1892 e 1954. Transformado em museu da emigração, suas exposições registram a história desse que foi um dos maiores movimentos humanos de toda a história.
 
Fique por dentro
Antes de viajar, a grande dica é  navegar pelo site do  jornal New York Times (www.nytimes.com),aí se descobre o que  está em cartaz na Brodway,as exposições dos museus,os novos restaurantes,enfim consegue-se bagagem para curtir Manhatam.
A revista New York e o jornal Village Voice são duas publicações que você encontra em bancas, hotéis, galerias e museus. Ambas oferecem um roteiro cultural detalhado. Outra opção é a revista New Yorker. Com elas, você de certa forma tem a Grande Maçã em suas mãos.
Locação de CarrosO que é preciso: carteira de habilitação, cartão de crédito e ter mais de 25 anos. Algumas locadoras exigem carteira internacional.
As locadoras: Avis (tel. 000811.373-0556) Budget Rent-a-Car (011. 255-4355) Hertz (011. 214-8900) National (800. 227.7368)
Documentos e Vistos
Passaporte válido e visto de entrada. Para o visto é preciso ter passagem de ida e volta, uma foto 3 x 4 recente e comprovante de renda. Embora seja entregue em poucos dias, sua obtenção é uma via crucis. As filas em frente aos consulados se formam ainda de madrugada. Nos períodos próximos às férias, muita gente até dorme nas calçadas. Você pode optar por solicitá-lo através de despachantes autorizados. Só que, nesse caso, a demora é de duas semanas.

Reportagem: Luma Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário