quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Porto Seguro

O sul da Bahia confirma a sua vocação de paraíso da temporada e embala 165 mil pessoas em uma festa regada a cerveja e lamba-eróbica. A cena se repete, diariamente, no aeroporto de Porto Seguro: pousa o avião, lotado de turistas, enquanto, aqui embaixo, a turma que está indo embora tira as malas do chão e saca o cartão de embarque, preparando-se para partir. Quase todos brancos se despedem dos bronzeados que partem com um ar de alegria e um "tererê" enfeitando os cabelos!

O que será que esta turma vê aqui em Porto Seguro para voltar ano após ano.

Localizada a 705 km de Salvador, e com 500 anos, o marco zero do descobrimento virou paraíso da classe média brasileira, que chega aos pacotes, trazida quase sempre em vôos fretados e baratos.
Terceiro pólo turístico do Nordeste, Porto Seguro esbanja com suas igrejas históricas e praias de águas transparentes .
Nas barracas gigantes à beira mar,o pessoal agita com a "lambaeróbica" e na "passarela do álcool" - uma fileira quilométrica de barzinhos, um ao do lado do outro, onde se prepara o tradicional "capeta": abacaxi, uva, guaraná em pó, canela, vodca, leite condensado, groselha, mel e gelo.
Terceiro pólo turístico do Nordeste, Porto Seguro esbanja com suas igrejas históricas e praias de águas transparentes .
Nas barracas gigantes à beira mar,o pessoal agita com a "lambaeróbica" e na "passarela do álcool" - uma fileira quilométrica de barzinhos, um ao do lado do outro, onde se prepara o tradicional "capeta": abacaxi, uva, guaraná em pó, canela, vodca, leite condensado, groselha, mel e gelo.
A verdade é que o baiano sabe receber muito bem o visitante, garantindo a dose certa de requinte e bons serviços em quase tudo, mas sem frescuras. Em outras palavras, dá para comer num bom restaurante, com talheres de prata, sem que ninguém venha lhe pedir para vestir a camisa. Ou estacionar em um lugar proibido "só cinco minutos, seu guarda", que tudo bem. O poeta (Manuel Bandeira) disse que lugar bom era Pasárgada: "Lá sou amigo do rei". Bem, em Porto Seguro você não precisa botar banca, mostrar cartão ou celular, nem ser amigo de ninguém: aqui você é tratado de "meu rei". 
Você nem precisa saber dançar, que eles te ensinam, há mais mulheres do que homens (segundo os homens) e mais homens do que mulheres (segundo as mulheres). E, se não encher muito o saco, pode beber até cair que ninguém repara.
Segundo a Bahiatursa, Porto Seguro já é o terceiro pólo turístico do Nordeste, fica atrás apenas de Salvador e Recife -, é até bom que haja mais de um lugar exato pra tudo, assim distribui-se a demanda, não tumultua demais, sobram vagas pra estacionar. Porto Seguro é hoje o pólo turístico que mais cresce no país. Sua natureza exuberante guarda ainda muitos dos traços descritos na famosa carta de Pero Vaz de Caminha - a "Certidão de Nascimento" do Brasil.
E, como as agências de viagem levam e entregam direitinho seu filho no aeroporto, tornou-se impressionante o número de adolescentes desacompanhados que invade Porto Seguro a cada semana. Não há dados oficiais, mas os teens seguramente são maioria. Nesse universo impera um adereço, o tererê. Trata-se de uma trancinha única, bem no cucuruto, com um jogo de miçangas coloridas. Os artesãos da modinha usam fios artificiais, quando é o caso, e por isso espalham o penduricalho até entre os quase carecas. Ir a Porto Seguro e não voltar de tererê é uma heresia.
Há quem diga que Pedro Alvares Cabral soube escolher por onde chegar no Brasil, ele preferiu o local onde tem "As mais belas praias do Brasil " e "As noites mais agotadas " também, que começam inevitavelmente na Passarela do Álcool, a maior concentração de bares da cidade se se estendem geralmente em uma das muitas barracas de praia, que se alternam na promoção dos luaus que acontecem todos os dias da semana.
Confira algumas programações :

LUAUS
Toda SegundaLual no AXE MOI 
Toda Terça Boate ALCATRÁZ 
Toda QuartaLual no BARRAMARES
Toda quintaNoite da camiseta no Toa Toa
Noite da cerveja no Reggae Night
Toda sextaBoate TRANSILVÂNIA 
Todo domingoNoite do 1 real no BARRAPOINT 
Apesar de passado quase meio século, grande parte dessa região continua intocada, com o sol que brilha quase o ano inteiro iluminando a beleza de seus mais de 90 km de praias, de águas calmas e mornas, ricas em coroas e recifes, ocorrendo muitos deles em alto mar, transformando-se em verdadeiras praias em pleno oceano. Extensos coqueirais e grandes faixas de Mata Atlântica, oferecem ainda uma flora exuberante.
A Cidade Histórica é o 1º núcleo habitacional do Brasil. Monumento Nacional desde 1973, ostenta um conjunto arquitetônico de insuperável beleza: o Marco de Posse (1506); a Igreja de Nossa Srª da Pena (1535), com imagens sacras dos sec. XVI e XVII; a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia (1526), com imagem do Nosso Senhor dos Passos; a Igreja de São Benedito (1549 ou 1551), construída pelos Jesuítas e a Casa de Câmara e Cadeia (1756), onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional). Da Cidade Histórica se vislumbra uma das mais belas vistas panorâmicas da Orla Norte e do centro da cidade de Porto Seguro.

O Monte Pascoal foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo Decreto Lei nº 242 de 29/11/61. Distante cerca de 156 km da sede do município é aceito como o primeiro ponto de terra firme avistado pela tripulação do navegante português, Pedro Álvares Cabral.
Mas, ir a Porto Seguro e não conhecer Arraial D'ajuda e Trancoso, é como ir á Salvador e não conhecer o Pelourinho. As praias são fantásticas !!!
Arraial D'ajuda
A 6 km de Porto Seguro que nos anos 70 foi cenário da geração pé-na-estrada; este pessoal se emocionou com o pitoresco arraial de praias selvagens e clima de liberdade.
Adoradores do sol, hippies, artistas e excêntricos de todos os calibres chegaram e montaram acampamento. Agora, esta aldeia colonial construída pelos jesuítas é podre de chique, centro de turismo elegante de deixar de boca aberta Robert de Niro e Sofhia Loren. A receita? Um punhado caprichado de belezas naturais, uma boa porção de simplicidade e uma pitada de exotismo. A começar pela travessia de balsa pelo rio Buranhém, que a separa de Porto Seguro e prossegue nos telhados das casas e barracas feitos de tabuinhas. Aqui todo dia é dia de festa.
Trancoso
Situa-se a 22 km de Arraial d´Ajuda por estrada de terra. O vilarejo construído pelos jesuítas no século 16 está intacto. A impressão é de que o padre José de Anchieta pode reaparecer a qualquer momento. A 22 km de Arraial d' Ajuda por estrada de terra, Trancoso esnoba os farofeiros. Quando chove, nenhuma excursão chega até suas praias desertas e selvagens, vestidas de coqueiros, falésias avermelhadas e águas que transitam entre os tons esmeralda e turquesa. Ex-paraíso de mochileiros e hippies, Trancoso se sofisticou. Entre seus quatro mil habitantes estão artistas, músicos, estrangeiros, muitos paulistas e mineiros.
“Porto Seguro, patrimônio de todos os brasileiros, é um monumento vivo de nossa história”  

Reportagem:Luma Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário